Gostáríamos de informar que a III Semana Paulo Freire está sendo construída diariamente pelos organizadores. Isto posto, pedimos que você, interessado em participar deste evento em homenagem ao nosso grande educador Paulo Freire, tente visitar este blog sempre que possível, de modo a ficar a par de todas as novidades, assim como confirmações de palestras, filmes que serão apresentados, inscrições e etc.
O educador pernambucano Paulo Freire |
O golpe militar de 1964 reprimiu todos os trabalhos de mobilização popular. Paulo Freire foi acusado de subverter a ordem ao utilizar suas campanhas de alfabetização, sendo preso e exilado por mais de 15 anos. Esteve em países como Chile, Bolívia, Suíça, Tanzânia e Guiné-Bissau. Participou de consultorias educacionais e desenvolveu programas de alfabetização. Em 1980, voltou ao Brasil e assumiu cargos de docência na PUC – SP e na Unicamp. Entre 1989 e 1991, na gestão de Luiza Erundina (PT), trabalhou como secretário da Educação da Prefeitura de São Paulo.
É autor de uma vasta obra traduzida em várias línguas. Dentre os livros mais conhecidos estão a Educação como Prática da Liberdade e a Pedagogia do Oprimido.
Paulo Freire morreu em 2 de maio de 1997, em São Paulo, vítima de um infarto agudo do miocárdio.
*créditos de texto e imagem - Jornal O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário